
Palestrantes



.jpg)


Alex Duarte
Alex Duarte é Líder Comercial e de Marketing Estratégico em Embalagens e Bens de Consumo. Trabalha na Braskem desde 2012, na sua posição anterior cuidava das contas internacionais como Tetra Pak e Sealed Air.
Alex tem uma vasta experiência na área comercial dentro da indústria de Polímeros, tendo trabalhado desde resinas comodities até plásticos de Engenharia e Alta Performance em empresas como SABIC Innovative Plastics (antiga GE Plastics) e Solvay Advanced Polymers.
Alex é formado em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e terminou o programa de Business Management na FGV/EASP.

Emanuel Martins
Engenheiro Mecânico, pós-graduado em Sistema de Visão. Carreira desenvolvida na Indústria Petroquímica e do Plástico, com 20 anos de experiência profissional na área de injeção de plásticos, atuando em funções estratégicas, abrangendo gerenciamento de negócios e desenvolvimento de soluções estruturadas para indústria de injeção.
Desde 2016 responsável pela operação da Earth Renewable Technologies nos EUA, sendo responsável pelo desenvolvimento e aplicação de compostos de PLA em soluções drop-in globalmente.

Dr. Ingo Jeschke
Dr. Ingo Jeschke estudou química na Universidade Técnica de Munique, onde também finalizou seu
Doutorado. Na Clariant GmbH, ele desenvolveu e comercializou fluidos anticongelantes de aeronaves ao longo de oito anos, que foi o início de uma extensa carreira na área de formulação de produtos. Após uma estadia de dois anos na sede da Clariant na Suíça, juntou-se à AlzChem GmbH e ao seu novo grupo empresarial recém-fundado, onde desenvolveu aplicações modernas na área de nutrição, solar e agroquímica. Três anos depois, o dr. Jeschke ingressou na divisão Biosolutions da WACKER Chemie AG, desenvolvendo novas aplicações de formulação de ciclodextrinas no setor agroquímico e industrial ao longo de uma década. Desde o início de 2022, Dr. Jeschke assumiu o cargo de Gerente de Desenvolvimento de Negócios na Divisão de Polímeros da WACKER com
a responsabilidade pela melhoria da eficácia e desempenho dos biopolímeros pela WACKER Aditivos VINNEX®.

Ignacio Parada
Ignacio Parada é CEO e Co-fundador da BioElements. Sua área de estudo transcende sua mente empreendedora e trafega nas áreas humanas clássicas, formado em direito pela da Pontifícia Universidade Católica de Chile (PUC Chile), Ignacio saiu dos padrões e junto de seu sócio, Juan Eduardo Joannon, empreendeu já com o principal objetivo de encontrar uma solução ecológica alternativa ao plástico convencional. Eles decidiram unir forças para mudar o paradigma atual da gestão de resíduos no mundo com uma proposta inovadora e replicável para todos os tipos de indústrias.
Desde sua fundação, em 2014, a BioElements cresceu e conta com certificados e atestados das mais renomadas instituições. O objetivo inicial foi alcançado ligeiramente, hoje a BioElements atua em mais de 7 países e é parte do radar das 100 Startups mais promissoras da Endeavor.

João Carlos de Godoy
Engenheiro de Materiais graduado pela Universidade Federal de São Carlos (1989). Atualmente é Diretor Técnico e Comercial da empresa Oeko Bioplásticos, fundada em 2014, e Diretor Técnico da ABICOM. Especialista há mais de 25 anos nas áreas de desenvolvimento de novos produtos e produção industrial nos segmentos de plásticos de engenharia e biopolímeros/bioplásticos obtidos a partir de fontes renováveis agrícolas, resíduos agroindustriais e compostos com fibras naturais. Empreendedor em negócios de base tecnológica, possui ampla experiência em gestão de programas de integração entre universidades, centros de pesquisa e empresas para transferência de tecnologia e cooperação técnica para pesquisa e desenvolvimento de novos produtos no Brasil, Estados Unidos e na Europa
.png)
Julio Harada
Doutor em Nano Ciências e Materiais Avançados, UFABC, Santo André.
Formado pela UNESP- pós-graduado em Administração Industrial pela USP; Plásticos no OMTRI – (Instituto Municipal de Pesquisa e Desenvolvimento) em OSAKA, Japão, em 1982, em Comercio Exterior pela UNIP
Professor da Escola Técnica do Plástico Frederico Jacob (SENAI) 72-74, Professor da Escola Técnica Lauro Gomes de São Bernardo do Campo (77-86), Gerente de Produção da DIXIE S. A (74- 80). Gerente de Serviços Técnicos da Monsanto S. A. (80 – 93) Gerente de Serviços Técnicos da Cia Brasileira de Estireno. Gerente Especialista da BASF S A. (94 -13)
Autor de livros na área de injeção, atualmente ministra Cursos e Serviços de consultoria na área de Matérias primas e Transformação de Plásticos, na Universidade de São Paulo, na SPE (Society Plastics Engineers) Seção Brasil, na ABPOL – Associação Brasileira de Polímeros, na Faculdade Oswaldo Cruz e em várias empresas, é Diretor e membro da ABPOL (94 a 22) - Associação Brasileira de Polímeros, foi Diretor e membro (96 a 19) da SPE – Society of Plastics Engineers, Seção Brasil.




Kim Gurtensten Fabri
Graduado em Administração de Empresas pela PUC-Pr com MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV-Rio e Programa de Desenvolvimento de Conselheiro pela Fundação Dom Cabral. Presidente e CEO da Earth Renewable Technologies, companhia americana produtora de BioPolímeros.
Atuou liderando a companhia no exterior, quando regressou ao Brasil para inaugurar a 1ª planta de BioPolímeros Biodegradáveis da América Latina.

Leonardo Ceratti
Químico Industrial formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com experiência no segmento petroquímico, especialista em Biopolímeros na ADDITIVA Produtos Químicos e Coordenador da Comissão Técnica de Biopolímeros da ABICOM.

Luisa Vendruscolo
Mestre em Administração pela USP-FEA/RP, Administradora pela UFRGS, possui MBA em Gestão Financeira e Controladoria pela FGV. Tem mais de 15 anos de experiência na área administrativa-financeira. Em 2016 fundou a Biopolix junto com sua sócia, Dra. Claire Vendruscolo, especialista em biopolímeros e novos materiais biopoliméricos. A Biopolix tem como missão desenvolver biomateriais escaláveis com o uso da biotecnologia para a contribuir com a sustentabilidade ambiental.


Paulo Cardoso
Jovem empreendedor apaixonado pelas relações humanas e desenvolvimento pessoal. Protagonista na construção de um futuro sustentável para todos. Formado em Química pelo IFRJ e doutor em Engenharia de Materiais pela COPPE na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialista na área de plásticos biodegradáveis, economia circular e meio ambiente. Desenvolveu projetos em economia circular como embalagens plásticas à base de biodegradáveis e resíduos derivados da agroindústria em parceria com a Embrapa.
Possui artigos publicados em periódicos e congressos internacionais. Premiado em congresso internacional. Em 2019, participou do programa Shell Iniciativa Jovem desenvolvendo startup voltada para a medição de impacto ambiental de instituições públicas e privadas. Atualmente, é diretor executivo na startup Polimex Bioplásticos voltada para o desenvolvimento de materiais biodegradáveis visando mudanças no bem-estar social e no meio ambiente.


Philippe Dewolfs
Com formação em engenharia e ciência da computação, Philippe Dewolfs sempre trabalhou na área de avaliação de conformidade. No setor rodoviário e ferroviário em início de carreira, depois, desde o final da década de 1990, na certificação de bioplásticos.
Atualmente lidera o departamento de certificação de bioplásticos na TÜV AUSTRIA, que adquiriu esta atividade da Vinçotte no final de 2017. A TÜV AUSTRIA é uma organização líder em certificação com mais de 5.000 certificados ativos neste campo.
É membro de vários grupos de trabalho e normalização nacionais e internacionais e é regularmente consultado para partilhar a sua experiência.

Sidnei Nasser
Sidnei W. Nasser, 55 anos, Químico e Administrador, CEO do Therpol, atuando no mercado de Plásticos e Borracha há 40 anos.
Começou a sua carreira profissional no laboratório da Proquitec como estagiário e desde 2008 é o CEO da empresa.
Desenvolveu a Tecnologia Therpol onde a Borracha Natural é um potente modificador, de fonte renovável, aos mais diversos tipos de plásticos.
Atualmente há pedido de patente da Tecnologia Therpol em todos os continentes.


Yuri Tomina Carvalho
Gerente de Desenvolvimento de Mercado e PE Renovável (I'm greenTM bio-based) da Braskem para a América do Sul, lidera uma equipe de especialistas focada em desenvolver negócios e inovações em embalagens em prol da economia circular dos plásticos.
Formado em Publicidade pela PUC-SP e com MBA pelo Insper, possui mais de 15 anos de experiência na indústria petroquímica, com atuação nas áreas de Marketing Estratégico, Comunicação e Branding no Brasil e no exterior.

Moderadores

Claudio Marcondes
Mestrando em Engenharia de Materiais pela Unicamp, Engenheiro de Materiais – Polímeros pela Universidade Federal de São Carlos. Pós-graduado em Administração Financeira pela Faap, pós-graduado em Administração de Marketing pela ESPM, pós-graduado em Gestão da Inovação Estratégica pela Unicamp.
Experiência de mais de 30 anos nas áreas de desenvolvimento de produtos e mercados. Trabalhou na Pirelli Cabos, Polibrasil, Polydist, Nanox, Cietec, Vitopel, Cromex, Argus, Thermoblend. Atualmente é professor do Instituto de Embalagens e consultor técnico em varias empresas.

Karina Daruich
Química Industrial pela Oswaldo Cruz, pós-graduada em Marketing pela Anhembi Morumbi e MBA em Comércio Internacional pela USP, especialização em Gestão de Projetos e Negócios Sustentáveis pela FIA/FEA USP, Marketing Operacional e Estratégico pela ESPM e Materiais Poliméricos pela Oswaldo Cruz. Carreira desenvolvida na Indústria Petroquímica e do Plástico, com 30 anos de experiência na área técnica, comercial e de marketing, abrangendo gerenciamento de negócios e desenvolvimento de mercado de polímeros – commodities, plástico de engenharia, especialidades, reciclados, biopolímeros, compostos e tintas.
Diretora da KDaruich Consultoria & Treinamento Corporativo, especializada em Economia Circular, Novos Negócios, Inovação e Marketing; atualmente Diretora Executiva da ABICOM, Membro das Comissões Técnicas de Meio Ambiente e de Elastômeros e Polímeros do Conselho Regional de Química 4ª Região e Mentora de Startups na área de economia circular.
Foi responsável pelo projeto pioneiro de compostagem, utilizando saco plástico compostável certificado, considerado um case de sucesso de economia circular, sustentabilidade e inovação em 2013 pela BASF.
.jpg)
Veruska Rigolin
Formada em Comércio Exterior e Pós graduada em Negócios Internacionais Veruska Rigolin trabalha na Futamura há 17 anos e desde então está engajada no ramo da sustentabilidade atuando como Gerente de Vendas para a América do Sul apresentando toda a linha de produtos sustentáveis da empresa.
Participou da criação da Abicom, Associação Brasileira de Polímeros Biodegráveis e Compostáveis e hoje segue na presidência ajudando diretamente na disseminação do conhecimento e de informações dos produtos biodegradáveis e compostáveis.