Logo Bioplastics Brazil - resumido.png
  • Facebook - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle

Palestrantes

Alex Duarte.jpg
Emanuel Martins.jpeg
Dr Ingo Jeschke_WACKER.jpg
José Ignacio - BIO ELEMENTS-7 (1).jpg
JC Godoy.jpg
julio harada.jpg

Alex Duarte

Alex Duarte é Líder Comercial e de Marketing Estratégico em Embalagens e Bens de Consumo. Trabalha na Braskem desde 2012, na sua posição anterior cuidava das contas internacionais como Tetra Pak e Sealed Air.

 

Alex tem uma vasta experiência na área comercial dentro da indústria de Polímeros, tendo trabalhado desde resinas comodities até plásticos de Engenharia e Alta Performance em empresas como SABIC Innovative Plastics (antiga GE Plastics) e Solvay Advanced Polymers.

 

Alex é formado em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e terminou o programa de Business Management na FGV/EASP.

BRASKEM PREFERENCIAL POSITIVA RGB.png

Emanuel Martins

Engenheiro Mecânico, pós-graduado em Sistema de Visão.  Carreira desenvolvida na Indústria Petroquímica e do Plástico, com 20 anos de experiência profissional na área de injeção de plásticos, atuando em funções estratégicas, abrangendo gerenciamento de negócios e desenvolvimento de soluções estruturadas para indústria de injeção.

 

Desde 2016 responsável pela operação da Earth Renewable Technologies nos EUA, sendo responsável pelo desenvolvimento e aplicação de compostos de PLA em soluções drop-in globalmente.

WhatsApp_Image_2021-09-28_at_12.17.20__1_-removebg-preview.png

Dr. Ingo Jeschke

Dr. Ingo Jeschke estudou química na Universidade Técnica de Munique, onde também finalizou seu

Doutorado. Na Clariant GmbH, ele desenvolveu e comercializou fluidos anticongelantes de aeronaves ao longo de oito anos, que foi o início de uma extensa carreira na área de formulação de produtos. Após uma estadia de dois anos na sede da Clariant na Suíça, juntou-se à AlzChem GmbH e ao seu novo grupo empresarial recém-fundado, onde desenvolveu aplicações modernas na área de nutrição, solar e agroquímica. Três anos depois, o dr. Jeschke ingressou na divisão Biosolutions da WACKER Chemie AG, desenvolvendo novas aplicações de formulação de ciclodextrinas no setor agroquímico e industrial ao longo de uma década. Desde o início de 2022, Dr. Jeschke assumiu o cargo de Gerente de Desenvolvimento de Negócios na Divisão de Polímeros da WACKER com

a responsabilidade pela melhoria da eficácia e desempenho dos biopolímeros pela WACKER Aditivos VINNEX®.

Logo_Wacker.jpg

Ignacio Parada

Ignacio Parada é CEO e Co-fundador da BioElements. Sua área de estudo transcende sua mente empreendedora e trafega nas áreas humanas clássicas, formado em direito pela da Pontifícia Universidade Católica de Chile (PUC Chile), Ignacio saiu dos padrões e junto de seu sócio, Juan Eduardo Joannon, empreendeu já com o principal objetivo de encontrar uma solução ecológica alternativa ao plástico convencional. Eles decidiram unir forças para mudar o paradigma atual da gestão de resíduos no mundo com uma proposta inovadora e replicável para todos os tipos de indústrias.

 

Desde sua fundação, em 2014, a BioElements cresceu e conta com certificados e atestados das mais renomadas instituições. O objetivo inicial foi alcançado ligeiramente, hoje a BioElements atua em mais de 7 países e é parte do radar das 100 Startups mais promissoras da Endeavor.

Logo-principal-con-bajada-cuadrado.png

João Carlos de Godoy

Engenheiro de Materiais graduado pela Universidade Federal de São Carlos (1989).  Atualmente é Diretor Técnico e Comercial da empresa Oeko Bioplásticos, fundada em 2014, e Diretor Técnico da ABICOM. Especialista há mais de 25 anos nas áreas de desenvolvimento de novos produtos e produção industrial nos segmentos de plásticos de engenharia e biopolímeros/bioplásticos obtidos a partir de fontes renováveis agrícolas, resíduos agroindustriais e compostos com fibras naturais. Empreendedor em negócios de base tecnológica, possui ampla experiência em gestão de programas de integração entre universidades, centros de pesquisa e empresas para transferência de tecnologia e cooperação técnica para pesquisa e desenvolvimento de novos produtos  no Brasil, Estados Unidos e na Europa

LOGO ABICOM 2020 Eventos (1).png

Julio Harada

Doutor em Nano Ciências e Materiais Avançados, UFABC, Santo André.

Formado pela UNESP- pós-graduado em Administração Industrial pela USP; Plásticos no OMTRI – (Instituto Municipal de Pesquisa e Desenvolvimento) em OSAKA, Japão, em 1982, em Comercio Exterior pela UNIP

Professor da Escola Técnica do Plástico Frederico Jacob (SENAI) 72-74, Professor da Escola Técnica Lauro Gomes de São Bernardo do Campo (77-86), Gerente de Produção da DIXIE S. A (74- 80). Gerente de Serviços Técnicos da Monsanto S. A. (80 – 93) Gerente de Serviços Técnicos da Cia Brasileira de Estireno. Gerente Especialista da BASF S A. (94 -13)

Autor de livros na área de injeção, atualmente ministra Cursos e Serviços de consultoria na área de Matérias primas e Transformação de Plásticos, na Universidade de São Paulo, na SPE (Society Plastics Engineers) Seção Brasil, na ABPOL – Associação Brasileira de Polímeros, na Faculdade Oswaldo Cruz e em várias empresas, é  Diretor e membro da ABPOL (94 a 22) - Associação Brasileira de Polímeros, foi Diretor e membro (96 a 19) da SPE – Society of Plastics Engineers, Seção Brasil.

image-removebg-preview.png
WhatsApp Image 2021-09-28 at 12.41.03.jpeg
_MG_5706.png
Foto Luisa 2018 .jpg

Kim Gurtensten Fabri

Graduado em Administração de Empresas pela PUC-Pr com MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV-Rio e Programa de Desenvolvimento de Conselheiro pela Fundação Dom Cabral. Presidente e CEO da Earth Renewable Technologies, companhia  americana produtora de BioPolímeros.

 

Atuou liderando a companhia no exterior, quando regressou ao Brasil para inaugurar a 1ª planta de BioPolímeros Biodegradáveis da América Latina.

WhatsApp_Image_2021-09-28_at_12.17.20__1_-removebg-preview.png

Leonardo Ceratti

Químico Industrial formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com experiência no segmento petroquímico, especialista em Biopolímeros na ADDITIVA Produtos Químicos e Coordenador da Comissão Técnica de Biopolímeros da ABICOM.

Logo-Additiva.png

Luisa Vendruscolo

Mestre em Administração pela USP-FEA/RP, Administradora pela UFRGS, possui MBA em Gestão Financeira e Controladoria pela FGV. Tem mais de 15 anos de experiência na área administrativa-financeira. Em 2016 fundou a Biopolix junto com sua sócia, Dra. Claire Vendruscolo, especialista em biopolímeros e novos materiais biopoliméricos. A Biopolix tem como missão desenvolver biomateriais escaláveis com o uso da biotecnologia para a contribuir com a sustentabilidade ambiental.

Logo Biopolix.png
IMG_9865.JPEG

Paulo Cardoso

Jovem empreendedor apaixonado pelas relações humanas e desenvolvimento pessoal. Protagonista na construção de um futuro sustentável para todos. Formado em Química pelo IFRJ e doutor em Engenharia de Materiais pela COPPE na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialista na área de plásticos biodegradáveis, economia circular e meio ambiente. Desenvolveu projetos em economia circular como embalagens plásticas à base de biodegradáveis e resíduos derivados da agroindústria em parceria com a Embrapa.

 

Possui artigos publicados em periódicos e congressos internacionais. Premiado em congresso internacional. Em 2019, participou do programa Shell Iniciativa Jovem desenvolvendo startup voltada para a medição de impacto ambiental de instituições públicas e privadas. Atualmente, é diretor executivo na startup Polimex Bioplásticos voltada para o desenvolvimento de materiais biodegradáveis visando mudanças no bem-estar social e no meio ambiente.

Cópia de Logo 1.png
DEWOLFS Philippe 18.jpg

Philippe Dewolfs

Com formação em engenharia e ciência da computação, Philippe Dewolfs sempre trabalhou na área de avaliação de conformidade. No setor rodoviário e ferroviário em início de carreira, depois, desde o final da década de 1990, na certificação de bioplásticos.

 

Atualmente lidera o departamento de certificação de bioplásticos na TÜV AUSTRIA, que adquiriu esta atividade da Vinçotte no final de 2017. A TÜV AUSTRIA é uma organização líder em certificação com mais de 5.000 certificados ativos neste campo.

É membro de vários grupos de trabalho e normalização nacionais e internacionais e é regularmente consultado para partilhar a sua experiência.

Sidnei.jpg

Sidnei Nasser

Sidnei W. Nasser, 55 anos, Químico e Administrador, CEO do Therpol, atuando no mercado de Plásticos e Borracha há 40 anos.

Começou a sua carreira profissional no laboratório da Proquitec como estagiário e desde 2008 é o CEO da empresa.

Desenvolveu a Tecnologia Therpol onde a Borracha Natural é um potente modificador, de fonte renovável, aos mais diversos tipos de plásticos.

Atualmente há pedido de patente da Tecnologia Therpol em todos os continentes.

therpol - ouro.jpeg
Yuri Tomina Carvalho.jpg

Yuri Tomina Carvalho

Gerente de Desenvolvimento de Mercado e PE Renovável (I'm greenTM bio-based) da Braskem para a América do Sul, lidera uma equipe de especialistas focada em desenvolver negócios e inovações em embalagens em prol da economia circular dos plásticos.

 

Formado em Publicidade pela PUC-SP e com MBA pelo Insper, possui mais de 15 anos de experiência na indústria petroquímica, com atuação nas áreas de Marketing Estratégico, Comunicação e Branding no Brasil e no exterior.

BRASKEM PREFERENCIAL POSITIVA RGB.png

Moderadores

WhatsApp Image 2022-04-18 at 11.44.01.jpeg

Claudio Marcondes

Mestrando em Engenharia de Materiais pela Unicamp, Engenheiro de Materiais – Polímeros pela Universidade Federal de São Carlos. Pós-graduado em Administração Financeira pela Faap, pós-graduado em Administração de Marketing pela ESPM, pós-graduado em Gestão da Inovação Estratégica pela Unicamp.

 

Experiência de mais de 30 anos nas áreas de desenvolvimento de produtos e mercados. Trabalhou na Pirelli Cabos, Polibrasil, Polydist, Nanox, Cietec, Vitopel, Cromex, Argus, Thermoblend. Atualmente é professor do Instituto de Embalagens e consultor técnico em varias empresas.

Karina.jpeg

Karina Daruich 

Química Industrial pela Oswaldo Cruz, pós-graduada em Marketing pela Anhembi Morumbi e MBA em Comércio Internacional pela USP, especialização em Gestão de Projetos e Negócios Sustentáveis pela FIA/FEA USP, Marketing Operacional e Estratégico pela ESPM e Materiais Poliméricos pela Oswaldo Cruz.  Carreira desenvolvida na Indústria Petroquímica e do Plástico, com 30 anos de experiência na área técnica, comercial e de marketing, abrangendo gerenciamento de negócios e desenvolvimento de mercado de polímeros – commodities, plástico de engenharia, especialidades, reciclados, biopolímeros, compostos e tintas.


Diretora da KDaruich Consultoria & Treinamento Corporativo, especializada em Economia Circular, Novos Negócios, Inovação e Marketing; atualmente Diretora Executiva da ABICOM, Membro das Comissões Técnicas de Meio Ambiente e de Elastômeros e Polímeros do Conselho Regional de Química 4ª Região e Mentora de Startups na área de economia circular. 
Foi responsável pelo projeto pioneiro de compostagem, utilizando saco plástico compostável certificado, considerado um case de sucesso de economia circular, sustentabilidade e inovação em 2013 pela BASF.

Foto VR (1).jpg

Veruska Rigolin

Formada em Comércio Exterior e Pós graduada em Negócios Internacionais Veruska Rigolin trabalha na Futamura há 17 anos e desde então está engajada no ramo da sustentabilidade atuando como Gerente de Vendas para a América do Sul apresentando toda a linha de produtos sustentáveis da empresa.

Participou da criação da Abicom, Associação Brasileira de Polímeros Biodegráveis e Compostáveis e hoje segue na presidência ajudando diretamente na disseminação do conhecimento e de informações dos produtos biodegradáveis e compostáveis.