top of page
Logo Bioplastics Brazil - resumido.png
  • Instagram
  • Facebook - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle

Comitê Técnico/Científico de 2024

Coordenadora da comissão científica

Redes4.jpg

Hellen Souza
Jornalista especializada em química e petroquímica

Graduada em Jornalismo pelo Instituto Metodista de Ensino Superior (São Bernardo do Campo, SP), com pós-graduação em Divulgação Cientíifica pelo Núcleo José Reis de Divulgação Científica da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP). Especialização em Estudos Fundamentais em Relações Internacionais pelo Instituto de Ensino Superior de Relações Internacionais de Paris, com o trabalho “Petróleo e gás de xisto nos Estados Unidos: contexto atual, perspectivas e implicações geopolíticas”.

Jornalista especializada na indústria de manufatura, com atuação destacada na cobertura de temas técnicos relacionados à transformação de materiais plásticos e nos insumos petroquímicos usados em suas rotinas produtivas.
Editora da Revista Plástico Industrial desde o seu lançamento, em 1998, trabalho que incluiu a cobertura in loco de feiras internacionais do setor, entre os anos de 1998 e 2019 (pré-pandemia), em países como Alemanha, Itália, Estados Unidos, França e Taiwan.  Sete premiações como jornalista especializada na cobertura do setor de  química e petroquímica, pelo Centro de Estudos da Comunicação (Cecom) / revista Negócios da Comunicação.

Antonio Gorni.gif

Antonio Augusto Gorni
Professor da Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais

Possui graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (1981), mestrado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Trabalhou durante 34 anos na Companhia Siderúrgica Paulista - Cosipa nas áreas de Desenvolvimento de Processos/Pesquisa e Desenvolvimento em Aciaria e Laminação a Quente (Chapas Grossas e Tiras). Foi docente da disciplina de Materiais Poliméricos na Faculdade de Engenharia Industrial (FEI, São Bernardo do Campo, SP), entre 1995 e 2000. É editor técnico, tradutor e consultor editorial para as áreas de polímeros e de metalurgia das revistas técnicas da Aranda Editora, professor da Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais e consultor editorial para a área de polímeros e de metalurgia da Artliber Editora Ltda. 

Antonio Hortencio Munhoz Jr.jpg

Antonio Hortencio Munhoz Jr.
Professor Adjunto na Universidade Presbiteriana Mackenzie

Possui graduação em Engenharia Química pela Escola Superior de Química das Faculdades Oswaldo Cruz (1987), mestrado e doutorado em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo (1992 e 1997). Durante o doutorado realizou estágio na Universidade de Michigan (EUA) para caracterizar zeólitas sintetizadas no Brasil. Atua como Professor Adjunto na Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde foi coordenador do Mestrado Profissional em Engenharia de Materiais até março/2011 e coordenador do curso de Graduação em Engenharia de Materiais de 2011 a  2017. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em materiais cerâmicos, atuando principalmente nos temas: reciclagem de resíduos sólidos industriais em massa cerâmica; síntese de pseudoboemita pelo processo sol-gel e sua utilização na liberação controlada de fármacos; obtenção de alumina ativada e de nanocompósitos. 

Claudio Marcondes.jpg

Claudio Marcondes
Professor titular do Instituto de Embalagens e especialista em grafeno

Possui sólida experiência em resinas termoplásticas, desenvolvimento de produto e mercado, tendo pleno domínio das novas tecnologias e materiais para o setor, com carreira em indústrias petroquímicas globais e de transformação de plásticos. Possui graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos  (UFSCar), pós-graduação em Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica e mestrado em Engenharia de Materiais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É consultor técnico em grafeno e especialista em avaliação do ciclo de vida (ACV) de produtos, tendo atuado internacionalmente no desenvolvimento, treinamento e transferência de tecnologia em países da América Latina, Bélgica, Itália, Alemanha, China, Turquia e Estados Unidos. É co-autor de diversos títulos publicados pelo Instituto de Embalagens, onde também é professor titular. É também conselheiro da Society of Plastics Engineering (SPE), Seção Brasil.

WhatsApp Image 2022-10-24 at 18.30.18.jpeg

Derval dos Santos Rosa
Professor associado da Universidade Federal do ABC

Bacharel (1984) e licenciado (2002) em Química, mestre em Química/Ciências (1988) e doutorado em Engenharia Química (1996) pela Universidade Estadual Paulista (Unicamp). Pós-doutorado pela Universdade de Brighton (2015). Professor titular da Universidade São Francisco (1996-2008) e professor associado da Universidade Federal do ABC (UFABC) (2009-atual). Foi coordenador do Bacharedo em Ciência e Tecnologia (2009), pró-reitor adjunto de graduação (2009-2010) e pró-reitor de graduação (2011-2014) na UFABC. Foi presidente do Colégio de Pró-reitores do Brasil, coordenou diversos projetos de pesquisa e atua como revisor de diversos periódicos, dentre eles: Polímeros: Ciência e Tecnologia, Matéria, Materials Research, Nature e Polymer Physics. Foi conselheiro (diversos mandatos) e diretor da ABPol (2017-2019).

Eliana Aparecida de Rezende Duek
Professora Titular e coordenadora do Mestrado em Biomateriais e Medicina Regenerativa da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde /Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (FCMS- PUC/SP)

Graduada em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1985), mestre em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1988) e Estagiária na Universita Degli Studi di Bologna /Itália (1990), Ph.D. em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1993), Estágio na Groninger University/Holanda (1997). Professora colaboradora dos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Engenharia Mecânica/Unicamp desde 1996, do Programa de Ciência dos Materiais/UFSCar/Sorocaba desde 2012 e do Programa de Biotecnologia e Monitoramento Ambiental/UFSCar/Sorocaba.

Atualmente é coordenadora do Mestrado em Biomateriais e Medicina Regenerativa Programa/FCMS/PUCSP. Tem experiência em biomateriais poliméricos, incluindo síntese e caracterização físico-química, estudos in vitro e in vivo de polímeros bioabsorvíveis para a área médica e odontológica. Especializada em degradação de polímeros, modificação de superfície de polímeros, liberação controlada de drogas, propriedades reológicas de polímeros visando impressão 3D, extrato natural de conteúdo de polímero para feridas e queimaduras, engenharia de tecidos em osso, cartilagem articular, pele e meniscos. Membro da Sociedade Latino-Americana de Biomateriais e Órgãos Artificiais e Associação Brasileira de Polímeros (ABPOL). 

Picture1.jpg

Hélio Wiebeck
Professor Livre Docente, Senior, do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Escola Politécnica  da USP

Possui graduação em Engenharia Quimica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1973), mestrado em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo (1987) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo (1993). Atualmente é professor doutor livre docente e professor associado da Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência na área de Engenharia Química, atualmente leciona e pesquisa na área de Engenharia de Materiais no Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Escola Politécnica, com ênfase em Polímeros, atuando principalmente nos seguintes temas: reciclagem, PVC, resíduo, PVB, plastissol, materiais de alto desempenho e nanocompósitos.

JC Godoy.jpg

João Carlos de Godoy
Diretor técnico e comercial da Oeko Bioplásticos

João Carlos de Godoy Moreira é graduado em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (1989). Empresário , fundador e atualmente Diretor técnico e comercial da empresa Oeko Bioplásticos, fundada em 2014. Possui grande experiência em empreendedorismo para empresas de base tecnológica e em gestão de programas de integração entre universidades, centros de pesquisa e empresas para transferência de tecnologia e cooperação técnica para pesquisa e desenvolvimento tecnológico no Brasil e na Europa para produção e desenvolvimento de novos produtos nas áreas de plásticos de engenharia e biopolímeros/ bioplásticos de fontes renováveis agrícolas e resíduos agroindustriais.

Julio Harada.JPG

Julio Harada
Consultor técnico independente e professor de pós-graduação

Doutor em Nanociências e Materiais Avançados pela Universidade Federal do ABC (Santo André, SP), é graduado em Tecnologia Mecânica pela Faculdade de Tecnologioa de São Paulo (Fatec). Possui pós-graduação em Administração Industrial pela Universidade de São Paulo (USP), em Plásticos pelo Instituto Municipal de Pesquisa e Desenvolvimento (OMTRI) em Osaka, Japão, e em Comércio Exterior pela UNIP. Atualmente é Consultor Técnico independente, Coordenador e Professor de pós-graduação no curso de pós-graduação Engenharia, Transformação e Ciência dos Polímeros na Faculdade Oswaldo Cruz. É também diretor da Associação Brasileira de Polímeros (ABPol) e da Society of Plastics Engineers, Seção Brasil (SPE). Atuou em grandes empresas do setor petroquímico e de transformação de plásticos. É autor dos livros: Moldagem por Injeção, Projetos e Princípios Básicos, da editora Medialdea; e de diversos títulos relacionados ao processamento de plásticos pela editora Artliber.

Karina Daruich.jpg

Karina Daruich
Diretora da KDaruich Consultoria & Treinamento Corporativo

Química Industrial pela Oswaldo Cruz, pós-graduada em Marketing pela Anhembi Morumbi, MBA em Comércio Internacional pela USP e Especialista em Materiais Poliméricos  pela Oswaldo Cruz, Gestão de Projetos e Negócios Sustentáveis e Macroeconomia para planejamento Empresarial pela  USP, Finanças pela Business School-SP, Marketing Operacional e Estratégico pela ESPM e ESG – Revolução da Sustentabilidade pela Exame Academy. 
Carreira desenvolvida na Indústria Petroquímica, com 30 anos de experiência na área técnica, comercial e de marketing, abrangendo gestão de negócios e desenvolvimento de mercado de polímeros, reciclados, biopolímeros, compósitos e tintas, atuando em funções estratégicas em empresas como Novapol, BASF e Grupo Unigel.
Desde 2018 atuando como consultora especializada em Vendas, Marketing, Biopolímeros,  Economia Circular, Inovação e Novos Negócios e atualmente é Gerente Comercial da Novapol Plásticos Ltda – Produção de Resina Poliéster Insaturada e Distribuição de complementos para indústria de compósitos.
Membro da Comissão Técnica de Elastômeros e Polímeros do Conselho Regional de Química (CRQ-IV) e Mentora de Startups na área de economia circular.

Katia Tannous.JPG

Katia Tannous
Professora na Faculdade de Engenharia Química (FEQ) da Unicamp

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade de Caxias do Sul (1985), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (1989) e doutorado em Engenharia Química pelo Institut National Polytechnique de Toulouse (1993). Realizou pós-doutorado na Universidade de Waterloo, em 2000, sobre o tema  “polimerização de polietileno usando metaloceno como catalisador”. Em 2004, tornou-se especialista em educação à distância e formação de recursos humanos pela PUC-Campinas. Em 2010 e 2012, realizou estágios de pós-doutoramento na Universidade de British Columbia, onde trabalhou com o tema escoamento e armazenamento, bem como a fluidodinâmica em leitos fluidizados de diversas biomassas. Atualmente é professora associada (MS-5.2) da Universidade Estadual de Campinas.

Melissa Gurgel.gif

Melissa Gurgel Adeodato Vieira
Chefe do Departamento de Desenvolvimento de Processos e Produtos na Faculdade de Engenharia Química (FEQ) da Unicamp

Graduada em Engenharia Química pela Universidade Federal do Ceará (2001) recebendo o Prêmio de Mérito Acadêmico Magna cum Laude, com mestrado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (2003), doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (2006), um pós-doutorado pela Universität Stuttgart (2007) e dois pós-doutorados pela Universidade Estadual de Campinas (2008 e 2009). Atualmente é Professora Associada (MS 5.2) e Livre Docente e Chefe do Departamento de Desenvolvimento de Processos e Produtos (DDPP) na Faculdade de Engenharia Química (FEQ) da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Foi chefe do Departamento de Desenvolvimento de Processos e Produtos (2016-2018) e coordenadora de Pós-Graduação da FEQ/UNICAMP (2018-2020). Tem experiência na área de Engenharia de Processos e em Engenharia Ambiental/Saneamento, com ênfase em Operações Industriais e Equipamentos para Engenharia Química, atuando principalmente nos seguintes temas: operações unitárias, tratamento de efluentes industriais, reaproveitamento e tratamento de resíduos, sistemas particulados, envolvendo processos de adsorção, secagem, recobrimento de partículas e desenvolvimento de formas multiparticuladas farmaceuticas com liberação modificada. É bolsista de produtividade em pesquisa (PQ) 1D do CNPq e recebeu prêmios inúmeros prêmios por sua atuação na pesquisa científica e tecnológica.

Michel Brienzo.png

Michel Brienzo

Pesquisador da Universidade Estadual Paulista (Unesp-Rio Claro-SP) e do Instituto de Pesquisa em Bioenergia (Ipben)

Atua na área de Caracterização e Conversão de Biomassa em Bioenergia. É coordenador do Laboratório de Caracterização e Conversão de Biomassa (LCCB) no Ipben e coordenador do Programa de Pós-graduação em Bioenergia (USP, Unicamp e Unesp) na Unesp. Faz parte do Editorial Board da Bioactive Carbohydrates and Dietary Fibre e da Bioenergy Research. Possui graduação em Engenharia Bioquímica e Doutorado pela Universidade de São Paulo (USP-Lorena).  Realizou treinamento pós-doutorado na Universidade de Stellenbosch (África do Sul) e no Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), atuando em pré-tratamentos e análise físico-química de biomassa para produção de etanol 2G. Possui experiência em Biotecnologia com ênfase em Microbiologia Industrial, Enzimologia e Conversão de Biomassa. As pesquisas recentes são dedicados ao uso de polissacarídeos na produção de compostos bioativos e bioplásticos, com uma abordagem sobre a biodegradação

Nelson Assumpção.jpg

Nelson Assumpção Filho
Engenheiro Mecânico Têxtil - (FEI) Fundador da Nelxon Ltda, Sócio Fundador, Diretor da APPA Associação de Proteção e Preservação Ambiental de Araras e margens do Rio Mogi-Guaçu.

Foi Professor da Faculdade de Engenharia Industrial (Instalações Industriais) da Esc. Superior de Adm. de Negócios (Cálculo e Matemática Financeira). Curso complementar em “Industrial Marketing Strategy” - Wharton School, Engenharia. de Segurança do Trabalho – Fundacentro.  Iniciador da Celomax em 2009, pioneira na transformação e comercialização de Filmes compostáveis no Brasil.

Vice-Presidente do Conselho da Fundação Hermínio Ometto por duas décadas, corresponsável pela instalação das Faculdades de Engenharias, da Faculdade de Economia e da Faculdade de Administração de Empresas. Vasta experiência no mercado nacional e internacional trazendo para o Brasil nomes como:  Garware Industries/ Poliester Films (Índia) – Manuli Films/ BOPP (Itália) - Toray Indústries / Polyester Films (Japão, USA, França, Malásia e Coreia) - Polykar Industries/ Compostable PBS Films (Canadá). Distribuidor Futamura Films - Filmes Celulósicos compostáveis.

Roniérik Vieira.jpg

Roniérik Pioli Vieira
Professor na Faculdade de Engenharia Química (FEQ) da Unicamp

Possui graduação, mestrado e doutorado em Engenharia Química. Atualmente é Professor MS-3.1 na Faculdade de Engenharia Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Possui interesse em pesquisas envolvendo a síntese e funcionalização de polímeros: terpenos como monômeros, solventes ou aditivos renováveis; síntese de poliacrilatos responsivos ao pH e temperatura; e preparo de filmes e hidrogéis à base de polímeros naturais e/ou sintéticos. As potenciais aplicações desses materiais são embalagens e dispositivos médicos bioativos. 

bottom of page